Institucional  Notícias  Artigos  Membros  Domingo, 25 de Junho
 
 

Histórico


Filiação de Portugal na FESPA

1988 - Um bom número de Serígrafos portugueses com manifesto desejo de ter em Portugal uma entidade representativa da classe, vocacionada para a Formação, reviu-se no conteúdo das conversações culminadas no encontro de 5 de Maio, em Amsterdão, do Sr. Derek Down, Presidente da FESPA e do Sr. Manfred Goretzki, Secretário Geral da FESPA, com João Martins, delegado da SERITAC.

Aquela conversa conduziu a Direcção da FESPA, já sob a presidência do Sr. Michael Domberger, a convidar a Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel a filiar-se na Federação das Associações Europeias de Serigrafia.

Sob a influência do Secretário Geral da INTERGRAF, Sr. Geoffrey Wilson, as negociações entre o Sr. Manfred Goretzki e o Dr. Rui Canaveira, então Secretário Geral da APIGTP, foram bastante facilitadas e em Fevereiro de 1989 a Associação Portuguesa, manifestou a intenção de se filiar naquele Órgão Associativo Europeu.

A FESPA passou de imediato a tratar a APIGTP, como membro de pleno direito, apesar da sua adesão só ter ficado concretizada na Assembleia Geral realizada em Espoo, Finlândia, em Setembro desse ano.


Viagem de Estudo

1991 - Em Setembro, a SERITAC fez-se representar, na Viagem de Estudo à Suíça, organizada pela FESPA em cooperação com a VSS+APSS (Associação Patronal Suíça dos Serígrafos) e com os fabricantes suíços de equipamentos e produtos serigráficos mais importantes.


Assembleia Geral em Portugal

1992 - Entre 1 e 4 de Outubro, a SERITAC, supervisionada pela AXIMAGE, teve a seu cargo a organização de todas as acções do programa social, relacionadas com a Assembleia Geral da FESPA, realizada em Cascais.

No âmbito daquele evento, registou-se o pouco interesse demonstrado pela grande parte dos Fabricantes, Importadores e Distribuidores da Indústria Serigráfica, em apoiarem a iniciativa, merecendo divulgação apenas os que substancialmente a patrocinaram:
- APIGTP - Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel
- SST - Schweiz. Seidengazefabrik AG Thal
- Lorilleux International Portugal
- Stag - Sociedade Técnica de Artes Gráficas Lda
- S. Roque - Máquinas e Equipamentos Têxteis Lda


Centro de Formação e Demonstração

1993 - Considerando o percurso evolutivo da SERITAC - Centro Serigráfico, Lda. e a oportunidade de ser integrada num Grupo Europeu de Impressores de Offset e Serigrafia, especializados nos grandes formatos, em 30 de Junho, por deliberação da Assembleia Geral que decorreu, no Barreiro, o Centro de Formação e Demonstração IPTScreen, foi constituído como secção autónoma da SERITAC e integrado na Somedia - Comunicação Exterior, Lda., com a sua sede localizada no Parque Industrial da Quimigal, Edifício Somedia, no Barreiro.

No contexto do projecto IPTS, a Somedia foi continuamente estruturada, para oferecer um serviço de progressiva qualidade, até adoptar em 2000, a denominação IPTS - Instituto Português de Tecnologia Serigráfica.


Estratégia

1999 - Respeitando princípios de base, João Martins, reuniu em 22 de Janeiro, com o Secretário Geral da APIGTP, Dr. José Eduardo Carragosela e convidou a APIGTP, a liderar o projecto IPTS. Foi, então, equacionada a possibilidade de se criar um serviço de apoio técnico e a realização de acções de re-qualificação para profissionais activos.

A convite da Associação Portuguesa, realizou-se na sua sede, em 03 de Fevereiro, uma reunião extensiva a todos os Fabricantes, Importadores e Distribuidores Nacionais do Sector Serigráfico, para prossecução dos objectivos propostos. Essa reunião não teve o sucesso esperado, servindo apenas para suscitar a reconsideração de toda a estratégia.

Sendo assim, ganhou força o reformulado objectivo de ir ao encontro das expectativas de todos aqueles que dão forma e sentido ao projecto IPTS, e considerando a importância da Internet enquanto meio privilegiado de disponibilizar um leque mais abrangente de informação.

O IPTS com o patrocínio da Galeria João Martins, numa intencionada união das sinergias deram corpo a um novo projecto on-line, denominado projecto IPTShome - ArteFlow.

Começaram por desenvolver em parceria o espaço arteflow.org "Galeria das Artes", para propiciar uma maior visibilidade às obras e aos artistas plásticos de todo o espaço cultural lusófono e da diáspora lusa.

Em Dezembro o IPTS, iniciou a captação de parcerias para desenvolver o espaço iptshome.org, destinado a conteúdos técnicos da Área Gráfica, da Comunicação Visual, da Serigrafia e Sinalização.


Lançamento

2000 - Em 24 de Julho, a sociedade adoptou, a firma "IPTS - Instituto Português de Tecnologia Serigráfica", com sede social no Atelier de Artes Astória, em Setúbal.

Em 31 de Julho, de modo formal o IPTS convidou a AEDES (Asociación Española de Empresarios de Serigrafía e Impresión Digital), a comparticipar o projecto IPTShome - ArteFlow.

No início de Agosto, foi colocada on-line a versão promo do projecto iptshome.org, com o patrocínio de:
IPTShome ao serviço do espaço cultural lusófono !

- VARIG Portugal SA - Portugal
SEFAR AG - Printing Division - Suiça
- SEFAR Latino América Ltda - Printing Division - Brasil
- Grupo Nabeiro - Delta CAFÉS - Portugal


Cooperação

2001 - Em 16 de Março, a Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Comunicação Visual e Transformação do Papel (APIGRAF), foi de novo convidada a aderir ao projecto IPTShome - ArteFlow.

Em 29 de Maio, o IPTS foi admitido como Sócio Colaborador de AEDES (Asociación Española de Empresarios de Serigrafía e Impresión Digital), condição que manteve até 31 de Agosto de 2004. 

No dia 05 de Outubro, em Madrid, foi assinado um Acordo Institucional, entre o IPTS e a ACS (Agrupación Catalana de Serigrafía).


Apresentação Internacional

2002 - Em Junho, na cidade de Madrid - Espanha, durante a FESPA 2002 - Feira Internacional de Serigrafia, o IPTS fez a apresentação internacional do projecto IPTShome - ArteFlow, e da versão teaser do site iptshome.org, no seu stand.  

Por mera mas gratificante coincidência, o trabalho submetido a concurso pelo IPTS, no FESPA 2005 YOUTH AWARDS COMPETITION, foi galardoado com o prémio de Prata.


Fase Pedagógica 

2003 - Em Janeiro, foi colocada on-line a versão start do IPTShome, com o patrocínio de:
IPTS OnLine -- O Melhor da Serigrafia no IPTShome !
-
VARIG Portugal, SA - Portugal
FIMOR, SA - França
-
SERICOL Indústria e Comércio, Ltda - Brasil
-
SunChemical Portugal Tintas Gráficas, Unipessoal, Lda..


Fase Consolidação 

2004 - Em Fevereiro, foi colocada on-line a versão startplus;
        - em Maio, a actual versão do portal, com o patrocínio de:

ARTES GRÁFICAS a um só click - iptshome.org !

- VARIG Portugal, SA - Portugal
Unisys (Portugal) - Sistemas de Informação, S.A.
FIMOR, SA - França
- SunChemical Portugal Tintas Gráficas, Unipessoal, Lda.

2005 - Em Maio/Junho, na cidade de Munique - Alemanha, o trabalho submetido a concurso pelo IPTS, no FESPA 2005 YOUTH AWARDS COMPETITION, foi galardoado com o prémio de Ouro.

No início de Junho, foi colocada on-line uma versão mais funcional do portal, com o patrocínio de:
ARTES GRÁFICAS a um só click - iptshome.org !

- VARIG Portugal, SA - Portugal
.comDominio Soluções de Tecnologia S.A. - Brasil

Com as novas funcionalidades, este portal pretende ser um espaço dinâmico, interactivo e de constante evolução, ao serviço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.



Actualizado a: 29/05/2013 06:24:17


 
Pesquisar


Web Este site
Google
      

© Copyright Grafyarte by Joao Martins, 2002 - 2014. Condições legais de Utilização

 
4 visitantes online.